segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Truta salmonada com recheio de legumes



“Pronto, lá está a melhere com mais uma receita de peixe e legumes!" Pois! E tubérculos também. Ora antes que se me varra da memória como fiz isto, cá vai: a boa da truta salmonada, comprada já arranjadinha, sem a espinha grande, untada com uma mistura de azeite, sumo de limão, sal e pimenta. Os legumes: courgette às rodelas, chalota e alho picado, humm…. ah! tomate picado, 1 alho francês fatiado, e já miro as fotografias para ver se falta alguma coisa. A seguir, para dar mais consistência de forma a desmoronar menos ao rechear, pão ralado (este, de um pão de cevada que fiz, cujas sobras congelei) e um pouco de vinho tinto para ligar. Ligado, este recheio é colocado sobre uma das partes do peixe, entretanto colocada dentro de uma forma rectangular de silicone (para não pegar), e coberto com a outra parte, já agora regada com mais um fio de azeite (“o azeite faz bem para tuuudo", digo eu!).

Forno, a par de uma assadeira com batatas com casca, a assar com azeite, sal, pimenta e mostarda com grãos. Uns 45 minutos depois, está pronto.

Estou deprimida: isto ficou bom, mas as fotografias, mais uma vez, más, muito más!

22 comentários:

  1. Madalena,

    Mais uma excelente ideia para comer peixe com vegetais. Não fique deprimida, a foto está óptima!

    Boa noite

    Luísa

    ResponderEliminar
  2. Não fiques deprimida que não vale a pena...as fotos estão muito bem, afinal não queremos ser profissionais da foto...Ou queres? vamos mas é comer esta trutinha e deixa lá as fotos...para o almoço hoje vou "abancar-me" á tua mesa ok?
    Beijinho e Boa semana

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Esse peixe está com um aspecto excelente muito bom!!



    Bjinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Olá Madalena!!!
    Não fique deprimida, até aqui no Brasil dá pra ver bem que esta truta está uma delicia, de comer rezando como diz aqui!!!!Amo truta acho que salmonada deve ser defumada, aqui encontro mais fácil truta,e eu vou sempre para uma cidade aqui perto que se chama Campos do Jordão,um lugar super frio e gostoso, onde se cria muita truta, e a carne desse peixe é muito saborosa.
    Beijinhos, a semana está começando hoje ontem foi feriado,ou seja final de semana prolongado....
    Carla

    ResponderEliminar
  5. Olá Carla! A truta salmonada é mesmo uma espécie de truta, rosada por dentro, daí o salmonada, porque se assemelha ao salmão.
    Bjsss e uma excelente semana para você!!!
    Madalena

    ResponderEliminar
  6. Pois os meus olhos vêm uma truta linda e bem recheada com uns legumes suculentos!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Que peixinho tão bom e cheio de legumes bem como eu gosto.

    bjks

    ResponderEliminar
  8. Una ricetta sana e gustosa,ce si vuole di più?? ;-)
    Bravissima e tanti baci:-***

    ResponderEliminar
  9. Peixinho e mesmo contigo. Ficou lindo com esses legumes todos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Cá na tasca ninguém aprecia truta, já os vegetais... somos fãs! Estou a imaginar este recheio num robalo... parece-me bem, o que dizes???

    beijocas***

    ResponderEliminar
  11. Cenourita, parece-me muitíssimo bem!!!

    ResponderEliminar
  12. Mais uma receita de peixe muito boa!
    Optima para aplicar em diversos peixes, eu também confesso que não aprecio trutas.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  13. Minha menina, comemos é a comida, não a foto, está uma delicia.
    bjsss

    ResponderEliminar
  14. POIS EU GOSTEI DAS FOTOS, SINCERAMENTE NÃO SOU APRECIADORA DE FOTOS SUPER PRODUZIDAS ,AS MINHAS SÃO TODAS TIRADAS COM O MEU TELEMÓVEL, ISTO PORQUE NÃO ESTOU PRA ANDAR COM A MAQUINAS E NUNCA SEI DAS PILHAS.
    PELO QUE VEJO ESSA TRUTA FICOU LINDA E COM TODA A CERTEZA QUE ESTAVA DELICIOSA.
    BJS

    ResponderEliminar
  15. Acho muito bem receitas deliciosas de peixe, vegetais e tubérculos! Continua, que nós cá estamos para copiar. "Menhame"!

    ResponderEliminar
  16. As fotos estão bem e a receita é tentadora! Vou experimentar. Bjs

    ResponderEliminar
  17. dá pra saborear,,,com os olhos. nao te importes com as fotos o que interessa é que esteja boa a comidinha bem sei que se come com os olhos, mas::::

    ResponderEliminar
  18. O peixe é ingrato quanto às fotografias, não te culpes. O que importa é que quem vê e lê, imagina que deve ser muito bom :)

    ResponderEliminar
  19. nao fiques deprimida. as fotos motram que ficpu uma dlicia
    ate sinto o cheiro:-)
    beijocas

    ResponderEliminar
  20. Deprimida?!
    Hummm, talvez precisasse de mais um pedacinho!
    Esse peixinho deve estar "ótemo"!
    Beijos, Madalena!
    :o)

    ResponderEliminar
  21. ai, que os teus peixinhos dão cá uma vontade...os teus gatos não te devem largar quando estiveres às voltas com os tachos, caçarolas e sertãs...!

    ResponderEliminar