sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Bifes de atum com cerveja e arroz de miolo de amêijoa




Belas e prodigiosas leitoras, leitores que idem, como vão? Dezembro é um mês horribilis aqui na pani, de modo que, como habitualmente, atraso de forma irresponsável a entrega de um trabalho for a little post...

Cá vamos. Como habitualmente também, abre-se o congelador, topa-se com bifes de atum em dose razoável, tira-se logo, faz-se mais não sei o quê que se precisa em casa, regressa-se à cozinha e já descongelaram um cadito. Ok. Prepara-se uma base com azeite quente, 3 dentes de alho picados, hoje não apetece cebola, refoga-se decentemente, adiciona-se a imprescindível polpa de tomate frito em dose jeitosinha, ferve, vai dentro uma cerveja Imperial mini que já estava a sair do prazo, ferve, junta-se os bifes de atum e o sal e a pimenta branca e mais piri-piri, ferve e cozinha até começarem a desfazer-se os bifes. A esta altura já temos um tacho ao lado com arroz a cozer (depois de alourar alho picado em azeite (a gatita pequena está a ressonar valentemente aqui ao lado), juntar 1 chávena de arroz, 2 de água a ferver, miolo de ameijoa, sal e pimenta. Arf.). Os bifes de atum! Estão prontos, mas resta adicionar um pouco de Maisena dissolvida em água para engrossar o molho. Só para a fotografia ficar mais bonita, colhe-se na varanda umas folhinhas de manjericão. 

29 comentários:

  1. eu adoro assim um prato...para mim, é óptima opção para um jantar com amigos! =)

    ResponderEliminar
  2. Adoro! Ficaram com um molhinho! Delicia!

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. nunca fiz bifes de atum em casa (só me ocorria grelhá-los), mas esta tua ideia abriu-me o apetite e na próxima ida ao supermercado não me escapam!

    ResponderEliminar
  4. Oi Madalena, que aconchegante e gostoso esse prato !!
    Esse atum ficou com um aspecto bom demais!! Adorei!!

    Beijinhos e um ótimo fim de semana
    Marisa

    ResponderEliminar
  5. Madalena, que aspecto delicioso!!! Gostei muito! Uma beijoca para ti e para a gatita que ressona :)

    ResponderEliminar
  6. Que mistura tão agradável!
    Gostei muito desta tua sugestão.

    ResponderEliminar
  7. Ainda não atinei com os bifes de atum :-(
    Resta-me experimentar frescos.

    ResponderEliminar
  8. Olá Madalena!
    Enquanto a gatinha ressona publicas uma comidinha que cheira bem :)
    adoro bifes de atum, e esse arrozinho de amijoa é um belíssimo acompanhamento.
    Manjericão perfuma e embeleza.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Que óptimo aspecto!!!! obrigada por partilhares :)
    ganhaste uma nova seguidora :)
    ************
    HF

    http://the-hf-blog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Olá querida Madalena,
    bifes de atum são chiques demais, seu prato ficou lindo e super
    delicioso!
    bjs , bom fds!

    ResponderEliminar
  11. Uma sugestão deliciosa! Há que experimentar pois aqui consigo encontrar estes bifinhos a um preço considerado acessível.

    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  12. Se ve irresistible me encanta,abrazos y abrazos.

    ResponderEliminar
  13. Nunca provei bifes de atum! Tem um óptimo aspecto, e é uma boa alternativa à carne, já que eu não como carne há mais dois anos e tenciono continuar a não comer :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  14. Olá Madalena: gosto imenso de ler as tuas receitas e a maneira descontraída e bem humorada de como as preparas.Foi o caso destes bifes de atum com a cervejita quase a vencer a validade ( o máximo!!)e que resultou num prato bem apetitoso.
    Bjs
    márcia

    ResponderEliminar
  15. Obrigada por seguires :) Também te sigo!
    Bj S

    ResponderEliminar
  16. Elá, confesso que nunca me ia lembrar de atum e cerveja e agora se não fosse meia noite ia já experimentar. Ideia contagiosa! ;)

    ResponderEliminar
  17. Interessante :)
    Obrigado por partilhares...
    Beijinhos e bom fim de semana...

    ResponderEliminar
  18. que bom aspeto.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  19. Foi com curiosidade que espreitei o teu blogue :)
    gostei muito das tuas receitas e da forma como as apresentas, uma forma descontraída mas cuidada.
    Já me "filiei" e volto sempre que possível.
    Provei os bifinhos de atum e estavam ótimos :)
    Bjns e bom fim de semana
    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Ai que delícia, eu que prefiro peixe a carne,tenho de experimentar este prato :)

    ResponderEliminar
  21. M., que aspecto delicioso!! :)
    E parabéns pelo prémio que te coube no sorteio da Árvore de Natal da Blogosfera!! :)

    ResponderEliminar
  22. Uma delícia Madalena, esses bifes estão demais
    bjs e ótimo domingo
    Vivi
    http://www.viviass.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  23. olá minha amiga, cá estou para lhe deixar um desejo de um resto de domingo escelente e uma boa semana cheia de boas receitas. Embora eu nem sempre deixe rasto, o facto é que passo todos os dias pelos meus blogs preferidos e este seu consta da minha lista claro e hoje vejo que publicou mais uma delícia, beijinhos .....

    ResponderEliminar
  24. Olá minha amiga!
    Essa receita me deu água na boca. Uma fome daquela risosss.
    Desejo uma ótima semana!
    Aproveito desde já, pra te desejar um Natal cheio de muitas alegrias, e que o espírito do Natal te guie durante o ano novo que está para começar. Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
    Beijos!

    Refletindo com a Smareis

    ResponderEliminar